SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Os profissionais da saúde e a higienização das mãos: uma questão de segurança do paciente pediátricoPráticas de higiene para pacientes com HIV/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

PENNAFORT, Viviane Peixoto dos Santos; SILVA, Amanda Newle Sousa  e  QUEIROZ, Maria Veraci Oliveira. Percepções de enfermeiras acerca da prática educativa no cuidado hospitalar a crianças com diabetes. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2014, vol.35, n.3, pp.130-136. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.03.43313.

Objetivou-se descrever a percepções de enfermeiras acerca da prática educativa junto às crianças com diabetes em unidade hospitalar. Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em unidade de internação de hospital público, em Fortaleza, CE, de janeiro a fevereiro de 2013, com seis enfermeiras. Na coleta das informações, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas submetidas à análise de conteúdo, e emergiram duas categorias: atuação da enfermeira e da equipe no cuidado à criança com diabetes: a interseção necessária e educação em saúde voltada à criança diabética e sua família no contexto hospitalar. As enfermeiras reconheceram a atividade educativa como estratégia de cuidado interdisciplinar, que deve acontecer desde a admissão da criança no hospital. Contudo, apresentaram percepção reducionista, centrada na insulinoterapia e mudança de hábitos, o que demonstra a necessidade de abordagens mais criativas, capazes de potencializar os aspectos de aprendizagem e minimizar as lacunas que dificultam o adequado manejo da doença.

Palavras-chave : Criança hospitalizada; Diabetes Mellitus tipo 1; Educação em saúde; Cuidados de enfermagem; Enfermagem pediátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )