SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Percepções de enfermeiras acerca da prática educativa no cuidado hospitalar a crianças com diabetesO trabalho emocional na práxis de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

CUNHA, Gilmara Holanda da et al. Práticas de higiene para pacientes com HIV/AIDS. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2014, vol.35, n.3, pp.137-144. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2014.03.44928.

O objetivo do estudo foi analisar as produções científicas sobre as intervenções de saúde relacionadas à higiene de adultos com HIV/AIDS. Realizou-se revisão integrativa da literatura, por meio de seis bases de dados, no mês de junho de 2013. Utilizou-se os descritores AIDS e Higiene, nos idiomas português, inglês ou espanhol. Foram encontrados 682 artigos e selecionados 16. Identificaram-se cuidados de higiene pessoal, como a lavagem de mãos, banho, escovação dos dentes e abandono do hábito tabagista. Os cuidados de higiene alimentar envolveram a limpeza dos alimentos e utensílios domésticos, utilização de água tratada, conservação e cozimento dos alimentos. A higiene ambiental considerou os cuidados na criação de animais domésticos, controle de vetores de doenças, limpeza do domicílio, descarte de resíduos e saneamento básico. Conclui-se que as intervenções de higiene identificadas podem ser aplicáveis à população geral, e principalmente às pessoas que vivem com HIV/AIDS, devido à imunossupressão.

Palavras-chave : HIV; Síndrome de imunodeficiência adquirida; Higiene; Promoção da saúde; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )