SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Atenção à saúde da mulher após os 50 anos: vulnerabilidade programática na Estratégia Saúde da Família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

MARTIN, Andrea Regina et al. A dor aguda na perspectiva de pacientes vítimas de trauma leve atendidos em unidade emergencial. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2015, vol.36, n.2, pp.14-20. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2015.02.48728.

OBJETIVO:

conhecer os fatores que influenciam a percepção da dor aguda e as consequências dessa experiência em pacientes vítimas de trauma leve.

MÉTODO:

Estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado em um serviço de pronto atendimento no Sul do Brasil. Os dados foram coletados em outubro de 2013, por meio de entrevistas semiestruturadas, com 29 indivíduos que relataram dor após trauma físico, independentemente do fator desencadeador. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, modalidade temática.

RESULTADOS:

Emergiram duas categorias: fatores que influenciam a percepção da dor decorrente de trauma e consequências da dor aguda decorrente de trauma. A sensação dolorosa aguda foi influenciada por fatores biológicos, emocionais, espirituais e socioculturais e acarretou consequências biológicas e emocionais nos indivíduos.

CONCLUSÃO:

Os profissionais de saúde precisam considerar os fatores interferentes na sensação dolorosa e suas consequências para a adequada avaliação e manejo da dor decorrente do trauma.

Palavras-chave : Dor aguda; Percepção da dor; Ferimentos e lesões; Serviços médicos de emergência; Cuidados de enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )