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Revista Gaúcha de Enfermagem

versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

HEMESATH, Melissa Prade et al. Estratégias educativas para melhorar a adesão à identificação do paciente. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2015, vol.36, n.4, pp.43-48. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2015.04.54289.

Objetivo:

analisar o impacto de ações educativas nos resultados do indicador de adesão à verificação da pulseira de identificação de pacientes, antes da realização de cuidados de maior risco.

Métodos:

estudo descritivo e exploratório, conduzido em hospital universitário de grande porte, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014, com 6.201 pacientes entrevistados. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva.

Resultados:

a análise e o acompanhamento do indicador de adesão ao uso da pulseira de identificação do paciente demonstraram uma tendência de aumento do percentual, atingindo, ao longo do período estudado, de 42,9% a 57,8%, entre janeiro e abril de 2013, e de 81,38% a 94,37%, entre setembro e dezembro de 2014.

Conclusões:

as estratégias educativas, ancoradas na sensibilização da equipe, otimizaram a adesão dos profissionais à verificação da identificação do paciente, o que contribui para o fortalecimento da cultura de segurança na instituição.

Palavras-chave : Sistemas de identificação de pacientes; Segurança do paciente; Indicadores de serviços; Educação continuada.

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