SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número especialConhecimento sobre síndrome da imunodeficiência humana de idosos de uma unidade de atenção ao idosoGrupo de gestantes adolescentes: contribuições para o cuidado no pré-natal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão impressa ISSN 0102-6933versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

MAGALHAES, Ana Hirley Rodrigues et al. Necessidades de saúde das mulheres feirantes: acesso, vínculo e acolhimento como práticas de integralidade. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2016, vol.37, n.spe, e2016-0026.  Epub 05-Jun-2017. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2016.esp.2016-0026.

Objetivo

Analisar as necessidades de saúde das mulheres feirantes do Mercado Público de um município do Nordeste do Brasil.

Método

Estudo qualitativo, exploratório-descritivo, com quinze mulheres feirantes de um mercado público. A produção de dados incluiu entrevistas semiestruturadas, de abril a maio de 2016.

Resultados

Os dados foram analisados mediante a técnica análise de conteúdo, emergindo a seguinte categoria temática: “Necessidades de acesso aos serviços de saúde e práticas profissionais humanizadas”. As mulheres participantes do estudo destacaram a garantia do acesso, vínculo e acolhimento como práticas propulsoras para o reconhecimento das necessidades de saúde, enfrentamento do processo saúde-doença e integralidade do cuidado.

Conclusões

O acolhimento com identificação das necessidades e produção de vínculo contribuirá para que as feirantes se reconheçam como sujeitos de suas necessidades, fortalecendo sua autonomia, o empoderamento e o autocuidado.

Palavras-chave : Necessidades e demandas de serviços de saúde; Cuidados de enfermagem; Trabalho feminino; Assistência integral à saúde.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )