SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Health promotion in primary education: perceptions of bachelor’s degree with a teaching diploma in nursing studentsWork in hospital emergency: suffering and defensive nursing care strategies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

PEREIRA, Marcelle Cristine do Rosário et al. O significado da realização da auto-ordenha do leite para as mães dos recém-nascidos prematuros. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2018, vol.39, e2017-0245.  Epub Sep 03, 2018. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.2017-0245.

OBJETO

Significado da auto-ordenha pelas mães de recém-nascido prematuro.

OBJETIVO

Analisar compreensivamente o significado da auto-ordenha para a mãe de recém-nascido prematuro.

METODOLOGIA

Estudo qualitativo, baseado na fenomenologia sociológica de “Alfred Schutz”, participaram 19 mães de RNPT internados numa maternidade pública do município do Rio de Janeiro. A captação das falas deu-se através de entrevista gravadas com equipamento eletrônico MP3.

RESULTADOS

A partir da leitura atenta e buscando as similaridades entre os relatos, emergiram duas categorias concretas do vivido: Auto-ordenhar possibilita o melhor para o bebê e Superar as suas dificuldades em auto-ordenhar na perspectiva da produção de leite. CONCLUSÃOO estudo aponta para a importância da escuta sensível para captar o entendimento das mães sobre a importância da auto-ordenha, valorizando o seu projeto intencional, na perspectiva do melhor direcionamento das orientações a serem realizadas pelo profissional de enfermagem.

Keywords : Aleitamento materno; Extração de leite humano; Enfermagem neonatal; Mães.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )