SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41Relação entre multimorbidade e o desfecho do tratamento da tuberculose pulmonarConhecimento da população privada de liberdade sobre infecções sexualmente transmissíveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Gaúcha de Enfermagem

versão impressa ISSN 0102-6933versão On-line ISSN 1983-1447

Resumo

GUIMARAES, Tuani Magalhães; PACHECO, Sandra Teixeira de Araújo; NUNES, Michelle Darezzo Rodrigues  e  SILVA, Liliane Faria da. Percepções do adolescente com câncer em cuidados paliativos quanto ao seu processo de adoecimento. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2020, vol.41, e20190223.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1983-1447.  https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190223.

Objetivo:

Compreender as percepções do adolescente com câncer em cuidados paliativos quanto ao seu processo de adoecimento

Método:

Estudo qualitativo exploratório, realizado em um hospital público federal do Rio de Janeiro, por meio de entrevistas com nove adolescentes de 12 a 20 anos, no período de julho a agosto de 2017. Os dados foram submetidos à análise temática e utilizou-se, como referencial teórico, a Teoria do Relacionamento Interpessoal, de Hildegard Peplau.

Resultados:

Emergiram três categorias: Vivendo o momento difícil da trajetória da doença, Sentindo o isolamento social e a vida parar, Superando a fase difícil da doença.

Considerações finais:

O estudo possibilitou conhecer as dificuldades vividas no decorrer da trajetória da doença, fornecendo subsídios para que a prática do enfermeiro aconteça de forma sensível, individualizada e focada na necessidade do indivíduo, aumentando o conforto e a qualidade vida.

Palavras-chave : Enfermagem oncológica; Adolescente; Neoplasias; Cuidados paliativos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )