SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1BIOLOGIA E ÉTICA: UM ESTUDO SOBRE A COMPREENSÃO E ATITUDES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO TEMA GENOMA/DNA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

QUADROS, Ana Luiza De et al. Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com nossa memória. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2005, vol.7, n.1, pp.4-11. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172005070102.

As poucas mudanças no modelo de transmissão/recepção, usado por muitos professores em suas salas de aula, levaram-nos a questionar a influência dos professores que tivemos na nossa formação profissional. Mesmo que os cursos de licenciatura enfatizem teorias mais modernas de ensino e aprendizagem, os professores acabam assumindo a posição de seus antigos professores. Observamos que a formação do professor não se da exclusivamente na licenciatura, mas durante toda a sua vida escolar e após a sua formação, na própria prática docente. As concepções sobre ensino e aprendizagem, sobre o papel da escola, do professor e do aluno, entre outras, podem ser questionadas através da retomada da história de vida de cada um dos professores.

Palavras-chave : história de vida; identidade docente; autoformação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )