SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1ENCRUZILHADAS TEÓRICAS: DESVIOS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTEA RESSIGNIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES NA SALA DE AULA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

QUADROS, Ana Luiza de; SILVA, Dayse Carvalho da  e  SILVA, Fernando César. FORMULAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DA LEITURA DE UM TEXTO: DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.43-56. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013130104.

A leitura de textos científicos e o entendimento decorrente desta leitura têm sido objeto de investigação. Neste trabalho buscamos verificar o entendimento do texto por meio da elaboração de questões, considerando que as questões elaboradas são um espelho do entendimento do lido. A pesquisa foi realizada com estudantes de Licenciatura em Química, na modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais. Os estudantes apresentaram facilidade em elaborar questões cujas respostas podem ser copiadas do texto. Percebemos que esses estudantes possuem visão restrita da leitura de um texto, entendendo-a mais como interpretação da voz do autor do que como momento de confrontar as próprias ideias com a visão do autor e dos colegas. Assim, consideramos importante verificar o entendimento de um texto e, para isso, a elaboração de questões se mostrou uma boa ferramenta. Porém, a formulação de diferentes tipos de questões deve ser amplamente discutida durante os cursos de formação de professores.

Palavras-chave : Leitura; Formulação de Questões; Avaliação Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )