SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2EDUCAÇÃO E TECNOCIÊNCIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: PERSPECTIVAS INVESTIGATIVAS AOS ESTUDOS CURRICULARESANÁLISE DO PROCESSO INCLUSIVO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE BAURU: A VOZ DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

AMANTES, Amanda  e  OLIVEIRA, Elrismar. A CONSTRUÇÃO E O USO DE SISTEMAS DE CATEGORIAS PARA AVALIAR O ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2012, vol.14, n.2, pp.61-79. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172012140204.

Neste trabalho, expomos três metodologias utilizadas para identificar patamares de entendimento de sujeitos em situações específi cas de pesquisa. Construímos sistemas categóricos para analisar respos tas de estudantes de diferentes séries do Ensino Médio. Três perspec tivas fundamentaram a elaboração: a Teoria de Habilidades Dinâmicas (FISCHER, 1980, 2006), a Taxonomia SOLO (BIGGS e COLLIS, 1982) e a perspectiva docente de avaliação. Duas investigações são relatadas, porém, o foco do trabalho é evidenciar os três métodos de análise qua litativa, explicitando os critérios e os procedimentos realizados para a construção dos sistemas. Acreditamos que discussões metodológicas dessa natureza devam ser realizadas no âmbito das pesquisas educacio nais para que os parâmetros de investigação sejam melhor pensados em termos de elaboração e aplicação.

Palavras-chave : Metodologia; ensino de ciências; aprendizagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )