SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3EPISTEMOLOGIA DE NANCY CARTWRIGHT: UMA CONTRIBUIÇÃOAO DEBATE SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA ATUALESQUEMA DE ARGUMENTO DE TOULMIN COMO INSTRUMENTO DE ENSINO: EXPLORANDO POSSIBILIDADES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

F.MORTIMER, Eduardo et al. INTERAÇÕES ENTRE MODOS SEMIÓTICOS E A CONSTRUÇÃODE SIGNIFICADOS EM AULAS DE ENSINO SUPERIOR. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2014, vol.16, n.3, pp.121-146. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172014160306.

Nos últimos anos tem crescido o interesse em investigar a contribuição da linguagem na construção de significados em sala de aula. Neste trabalho investigamos como duas professoras do Ensino Superior mobilizam diferentes modos semióticos e promovem interações entre eles para a construção de significados em aulas de Química Orgânica. Gravamos um conjunto de aulas de duas professoras e selecionamos um episódio de cada uma para análise. Observamos que as professoras investigadas utilizam e articulam, idiossincraticamente, variados modos semióticos em suas interações com os estudantes. A análise demonstra a importância do uso de diferentes modos semióticos, tais como fala, gestos, olhar, modelos bola/vareta e desenhos no quadro, para o ato de comunicação. A articulação desses modos semióticos potencializa a construção de significados em sala de aula.

Palavras-chave : Modos semióticos; Multimodalidade; Gestos; Sala de aula; Ensino Superior..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )