SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23A REFLEXÃO COLETIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFVJMO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS PELA ARTICULAÇÃO DE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MELO, Viviane Florentino de  e  AMANTES, Amanda. O AUTOCONCEITO EM QUÍMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INVESTIGADO PELA ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2021, vol.23, e24545.  Epub 02-Abr-2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230109.

Neste estudo apresentamos o processo de construção e validação de uma escala de autoconceito em Química para estudantes do ensino médio brasileiro e avaliação da configuração do autoconceito da amostra. Construímos um modelo estrutural e um teste que foi aplicado a 203 estudantes. As análises foram realizadas através do emprego da teoria de resposta ao item e da teoria clássica de testes. Os resultados indicaram que a escala é válida e é composta por três fatores: desempenho, interesse e engajamento cognitivo, sendo que nenhum deles prevalece no autoconceito, ou seja, todos esses fatores contribuem igualmente para dimensionar o constructo. Também por essa análise identificamos que somente o sexo foi preditor, contudo ele só influenciou o autoconceito no fator desempenho.

Palavras-chave : Escala de autoconceito em Química; Validação de instrumento; Teoria de Resposta ao Item.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )