SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1FRAÇÕES LÁBEIS DA MATÉRIA ORGÂNICA E ESTOQUES DE CARBONO EM NEOSSOLO QUARTZARÊNICO CULTIVADO COM CANA-DE-AÇÚCAR COLHIDA SEM QUEIMAPRODUÇÃO, DECOMPOSIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA SERAPILHEIRA DE BANANEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

CARMEIS FILHO, ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA et al. INFLUÊNCIA DE NÍVEIS DE POTÁSSIO NO CRESCIMENTO RADICULAR E NA ABSORÇÃO DE NUTRIENTES EM CULTIVARES DE ARROZ DE TERRAS ALTAS. Rev. Caatinga [online]. 2017, vol.30, n.1, pp.32-44. ISSN 1983-2125.  https://doi.org/10.1590/1983-21252017v30n104rc.

O potássio (K) é um nutriente essencial para o crescimento do arroz, no entanto existem poucas informações sobre os efeitos do K no crescimento radicular e na capacidade de absorção de nutrientes por diferentes cultivares de arroz de terras altas. Um experimento foi conduzido em casa de vegetação para avaliar a influência de diferentes níveis de K no solo no crescimento radicular e absorção de nutrientes de quatro cultivares de arroz de terras altas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4x4, (4 níveis de K: 20, 40, 80 e 160 mg dm-3; 4 cultivares: Caiapó, BRS-Primavera, IAC-202 e Maravilha), com quatro repetições. Com base nas equações de regressão, o maior valor para comprimento radicular seria obtido com aplicação de 136 mg dm-3 de K. O diâmetro e a matéria seca radicular, a concentração de K e a biomassa da parte aérea aumentaram linearmente com o aumento das doses de K, porém a concentração de K na parte aérea não diferiu entre as cultivares de arroz. O aumento do nível de K no solo reduziu a concentração Ca na parte aérea das cultivares dos grupos intermediário e moderno, mas a concentração de Mg reduziu em todas as cultivares. A adubação potássica aumentou o desenvolvimento das plantas, variando de acordo com o genótipo.

Palavras-chave : Oryza sativa L.; Comprimento Radicular; Nutrição mineral.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )