SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1DESEMPENHO AGRONÔMICO E EFICIÊNCIA BIOLÓGICA DE COUVE CONSORCIADA COM PLANTAS CONDIMENTARES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

SALES JUNIOR, Rui et al. PLANTAS DANINHAS POTENCIAIS HOSPEDEIRAS DE PATÓGENOS RADICULARES EM MELANCIA. Rev. Caatinga [online]. 2019, vol.32, n.1, pp.1-6.  Epub 09-Maio-2019. ISSN 1983-2125.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252019v32n101rc.

Considerável número de doenças que acometem a melancia (Citrullus lanatus) são causadas por patógenos habitantes do solo no Brasil e no mundo. O objetivo do presente trabalho foi identificar e quantificar a frequência de fungos fitopatógenos associados a "podridão de raízes e declínio de ramas" em melancia, presentes nas raízes de plantas daninhas nas principais áreas produtoras no estado do Rio Grande do Norte. Foram coletadas 10 amostras de raízes de espécies de plantas daninhas de maior prevalência em 16 áreas produtoras de melancia. As plantas foram identificadas e, calculada a respectiva frequência em campo. Foi realizado o isolamento fúngico das raízes, sendo posteriormente identificados os principais fungos associados ao declínio de ramas. Foram identificadas 13 espécies de plantas daninhas, pertencentes a nove famílias botânicas. As espécies de plantas daninhas que apresentaram as maiores frequências em campo foram Amaranthus spinosus (25,0%), Trianthema portulacastrum (18,8%), Commelina sp. (18,8%) e Boerhavia diffusa (12,5%). Das raízes das plantas daninhas que apresentaram maior frequência foram isolados os gêneros Macrophomina, Rhizoctonia e Monosporascus. O primeiro foi isolado de 12 espécies de plantas, o segundo de quatro espécies e o terceiro de duas espécies.

Palavras-chave : Citrullus lanatus; Isolamento; Macrophomina; Rhizoctonia; Monosporascus.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )