SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Association between the igf-2/ApaI polymorphism with the strength and muscle mass in elderly womenSociodemographic factors and physical fitness associated with low levels of physical activity in adolescents in Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Educação Física / UEM

On-line version ISSN 1983-3083

Abstract

FERNANDES, Marcela de Melo; PENHA, Daniel Silva Gontijo  and  BRAGA, Francisco de Assis. Obesidade infantil em crianças da rede pública de ensino: prevalência e consequências para flexibilidade, força explosiva e velocidade. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2012, vol.23, n.4, pp.629-634. ISSN 1983-3083.  https://doi.org/10.4025/reveducfis.v23.4.13991.

A prevalência da obesidade tem crescido de forma significativa nos últimos anos transformando-se em um grave problema de Saúde Pública. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a prevalência do excesso de peso em um grupo de crianças de seis a dez anos da rede pública de ensino da cidade de Formiga - MG, e comparar o desempenho físico das crianças com sobrepeso e obesidade, com o das crianças eutróficas. A pesquisa envolveu 357 estudantes, em três escolas da rede pública de ensino da cidade. Foram avaliadas a flexibilidade, a força explosiva, a velocidade, o peso corporal e a altura. De acordo com os dados obtidos 76,19% dos alunos foram classificados como eutróficos, 11,48% como obesos, 6,44% como sobrepeso, 2,8% como desnutridos e 3,08% em risco de desnutrição. Os resultados dos testes de flexibilidade, força explosiva e velocidade mostraram que as crianças com sobrepeso e obesidade apresentaram desempenho inferior em relação às crianças eutróficas.

Keywords : Obesidade infantil; Desempenho físico; Educação física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License