SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A ética na escalada: uma análise a partir da complexidade de Edgar MorinDados sociodemográficos, estado nutricional e maturação sexual de escolares do sexo masculino: exposição à insatisfação com a imagem corporal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Educação Física / UEM

versão On-line ISSN 1983-3083

Resumo

KLEINUBING, Neusa Dendena; SARAIVA, Maria do Carmo  e  FRANCISCHI, Vanessa Gertrudes. A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2013, vol.24, n.1, pp.71-82. ISSN 1983-3083.  http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v24.1.15459.

Esse artigo apresenta pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender como a dança pode se configurar em espaço-tempo de compartilhamento de experiências nas aulas de educação física no Ensino Médio. Discutiremos a categoria estereótipos de movimento e gênero na dança, resultado das observações realizadas em aulas de educação física no Ensino Médio, nas quais a dança foi o conteúdo trabalhado. Os colaboradores foram jovens de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio; os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram observação participante, diário de campo e grupo focal. As reflexões transitam pelos cenários nos quais os estereótipos de movimento e gênero se constituíram, implicando no pensar e fazer dança. Os resultados apontam que, ainda hoje, há reprodução dos papéis historicamente representados por homens e mulheres e que, embora a dança seja fortemente marcada por esses estereótipos, algumas transgressões ou "ousadias" relacionadas ao movimento e gênero já começaram acontecer.

Palavras-chave : Dança; Gênero; Educação física escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons