SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A dança no Ensino Médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimentoBarreiras pessoais para prática de atividade física percebidas por portadores de AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Educação Física / UEM

versão On-line ISSN 1983-3083

Resumo

FIDELIX, Yara Lucy et al. Dados sociodemográficos, estado nutricional e maturação sexual de escolares do sexo masculino: exposição à insatisfação com a imagem corporal. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2013, vol.24, n.1, pp.83-92. ISSN 1983-3083.  https://doi.org/10.4025/reveducfis.v24.1.17353.

O objetivo do presente estudo foi verificar a prevalência da percepção com a imagem corporal (IC) e identificar a associação com fatores sociodemográficos, estado nutricional e maturação sexual em escolares do sexo masculino (7 a 17 anos) do município de Cascavel, PR, Brasil. Foram avaliados 1.521 escolares e analisadas as variáveis idade, série, nível econômico, IMC, maturação sexual e a percepção da imagem corporal. Utilizou-se o teste qui-quadrado e a regressão logística multinomial. A prevalência de insatisfação com a IC foi de 74,7%, e os escolares que desejam diminuir a silhueta possuem de sete a 13 anos (RC=2,81; IC95%=1,48-5,31) e apresentam estado nutricional normal (RC=0,14; IC95%=0,10-0,20). Aqueles que desejam ter uma silhueta maior têm entre sete e dez anos (RC=1,86; IC95%=1,15-3,02), cursam o Ensino Fundamental (RC=0,50; IC95%=0,30-0,85) e possuem estado nutricional normal (RC=2,17; IC95%=1,45-3,27). Conclui-se que a insatisfação com a imagem corporal associou-se com a idade, série e estado nutricional.

Palavras-chave : Imagem corporal; Estado nutricional; Puberdade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons