SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Síndrome do burnout entre jovens nadadores: frequências de sentimentos independentes do gênero e da categoria de competiçãoRelação entre insatisfação corporal e atividade física em adolescentes da zona urbana de Irati-PR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Educação Física / UEM

versão On-line ISSN 1983-3083

Resumo

FORTES, Leonardo de Sousa; ALMEIDA, Sebastião de Sousa  e  FERREIRA, Maria Elisa Caputo. A internalização do ideal de magreza afeta os comportamentos alimentares inadequados em atletas do sexo feminino da ginástica artística?. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2014, vol.25, n.2, pp.181-191. ISSN 1983-3083.  http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v25i2.21866.

O objetivo do estudo foi averiguar a influência da internalização do ideal de magreza sobre os comportamentos alimentares inadequados (CAI) em atletas de ginástica artística. Participaram 62 ginastas com idade entre 12 e 17 anos. Utilizaram-se o Eating Attitudes Test (EAT-26) e as subescalas do Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-3(SATAQ-3) para avaliar os CAI e a internalização do ideal de magreza, respectivamente. Os achados não demonstraram influência das subescalas do SATAQ-3 sobre a restrição alimentar (p>0,05) e o autocontrole oral (p>0,05), no entanto, indicaram influência da internalização de magreza nos sintomas bulímicos (p<0,05). Logo, pode-se concluir que a internalização do ideal de corpo foi importante preditor para os sintomas de bulimia.

Palavras-chave : Transtornos alimentares; Imagem corporal; Atletas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )