SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO LAZER ENTRE IDOSOS DE ÁREA RURAL: CONDIÇÕES DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDAANÁLISE DO PERFIL DA FLEXIBILIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES MENSURADA POR MEIO DE DOIS TESTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Educação Física / UEM

versão impressa ISSN 0103-3948versão On-line ISSN 1983-3083

Resumo

OLIVEIRA, Victor José Machado de; MARTINS, Izabella Rodrigues  e  BRACHT, Valter. PROJETOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES!. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2015, vol.26, n.2, pp.243-255. ISSN 1983-3083.  https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i2.25600.

O estudo objetivou investigar como o tema da saúde é e/ou pode ser abordado nas práticas pedagógicas de Educação Física (EF) escolar e suas contribuições no desenvolvimento da educação para a saúde. Foi realizada uma pesquisa-ação com seis professores de EF da rede pública de ensino de Vitória/ES. A pesquisa-ação se articulou a uma formação continuada em que foram construídos e desenvolvidos cinco projetos que tematizaram a saúde. Os projetos buscaram trabalhar com um conceito ampliado de saúde, superando a concepção clássica de ausência de doença, orientada na biologia. Compreende-se que a saúde é um tema de responsabilidade de toda a escola e não uma "exclusividade" da EF. Para essa disciplina, a saúde é uma questão pedagógica, assim, sua contribuição situa-se no plano de uma educação para a saúde. Através de intervenções específicas, ligadas à cultura corporal de movimento, podem-se construir espaços de relacionamentos mais saudáveis.

Palavras-chave : Educação Física Escolar; Saúde Escolar; Promoção da Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )