SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Disponibilidade de potássio a arroz irrigado por alagamento em solos de várzeaÉpocas de semeadura, cultivares e densidades de plantas para algodão adensado em segunda safra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Tropical

versão impressa ISSN 1517-6398versão On-line ISSN 1983-4063

Resumo

ARAUJO, Josinaldo Lopes et al. Enxofre elementar ou sulfato de cálcio para remediação de solos salino-sódicos?. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2015, vol.45, n.4, pp.388-396. ISSN 1983-4063.  https://doi.org/10.1590/1983-40632015v4537090.

A recuperação de solos com elevada salinidade e alcalinidade requer a utilização de produtos que promovam a redução do pH e diminuam os teores de Na trocável, para melhorar a sua fertilidade. Objetivou-se avaliar o efeito do sulfato de cálcio e do enxofre elementar sobre os atributos químicos de um solo com altos teores de sais solúveis e Na trocável. Dois experimentos foram conduzidos em casa-de-vegetação, utilizando-se amostras de um Neossolo Flúvico sódico sálico de textura franco-arenosa. No primeiro experimento, foram testados quatro tratamentos referentes à correção do solo (sem corretivo, sem corretivo e sem lavagem, corrigido com sulfato de cálcio e corrigido com enxofre elementar). No segundo experimento, os tratamentos compreenderam cinco doses de enxofre elementar (0 kg ha-1, 400 kg ha-1, 800 kg ha-1, 1.200 kg ha-1 e 1.600 kg ha-1). O enxofre elementar e o sulfato de cálcio influenciaram positivamente os atributos químicos do solo, proporcionando melhor fertilidade. O enxofre elementar, além de melhorar os atributos químicos desse solo, é mais eficiente que o sulfato de cálcio na diminuição de sua alcalinidade, contudo, o uso desse produto requer a aplicação de fonte adicional de cálcio ao solo. Devido ao seu baixo teor de argila, a simples lavagem contribui para diminuir a salinidade e sodicidade do solo.

Palavras-chave : Salinidade; sodicidade; alcalinidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )