SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Elementary sulfur or calcium sulfate to the remediation of saline-sodic soils?Detachment efficiency of fruits from coffee plants subjected to mechanical vibrations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Tropical

Print version ISSN 1517-6398On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

FERREIRA, Alexandre Cunha de Barcellos et al. Épocas de semeadura, cultivares e densidades de plantas para algodão adensado em segunda safra. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2015, vol.45, n.4, pp.397-405. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-40632015v4536869.

O cultivo de algodoeiro adensado em segunda safra, em ambiente não irrigado, após soja ou feijão, tem aumentado no Cerrado do Centro-Oeste brasileiro. Com essa mudança de época de semeadura, as plantas de algodão estão mais expostas a condições climáticas adversas. Objetivou-se avaliar o efeito de cultivares, densidades de plantas e épocas de semeadura sobre a produção de algodão. Os experimentos foram realizados em três anos consecutivos. Em cada ano, os tratamentos foram constituídos por duas épocas de semeadura (segunda quinzena de janeiro e primeira quinzena de fevereiro), cultivares (ciclo precoce e médio) e densidades de plantas (8,9-33,3 plantas m-2). O algodão foi semeado em segunda safra, após a colheita de soja precoce. Em cada época de semeadura, os experimentos foram instalados no delineamento de blocos ao acaso, em parcelas subdivididas, com o fator cultivar disposto na parcela e a densidade na subparcela. A produtividade do algodoeiro em segunda safra foi pouco influenciada pelas densidades de plantas e cultivares. A semeadura tardia do algodoeiro reduziu a altura de plantas, número de capulhos por área e produtividade de fibra. Com o atraso na data de semeadura, a produtividade de fibra diminuiu aproximadamente 25 %, 17 % e 41 %, respectivamente em 2009, 2010 e 2011. O fator mais determinante para o cultivo do algodoeiro em segunda safra é a época de semeadura.

Keywords : Gossypium hirsutum L. r. latifolium; safrinha; população de plantas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )