SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue4Cucurbits powdery mildew race identity and reaction of melon genotypes1Physiological performance of wheat seeds as a function of moisture content at harvest and storage system1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

FREIBERG, Joice Aline et al. Qualidade fisiológica, estabelecimento inicial e produtividade de trigo em função do método de tratamento de sementes. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2017, vol.47, n.4, pp.448-455. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-40632017v4749214.

Novas tecnologias estão sendo incorporadas ao processo de tratamento de sementes, como a aplicação de produtos em escala industrial. Objetivou-se avaliar a qualidade de sementes de cultivares de trigo, bem como a influência do método de tratamento de sementes no estabelecimento e produtividade dessa cultura. Sementes das cultivares Jadeite 11, Quartzo e Tec Frontale foram tratadas com fungicida Spectro® (difenoconazol - 200 mL 100 kg-1 de sementes), inseticida Cruiser Opti® (tiametoxam + lambda-cialotrina - 200 mL 100 kg-1 de sementes) e polímero Polifix G4 (100 mL 100 kg-1 de sementes). Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram em tratamento industrial, tratamento convencional (on farm) com os mesmos produtos e testemunha. Foram conduzidos testes de germinação, primeira contagem e teor de água, realizados imediatamente após o tratamento das sementes e aos 30, 90 e 150 dias de armazenamento. Aos 30, 60 e 120 dias de armazenamento, foi avaliada a emergência em canteiros. Em campo, sob delineamento de blocos ao acaso, foram avaliadas a emergência e a produtividade de grãos, em duas épocas de semeadura. Os métodos de tratamento de sementes (convencional ou industrial) não reduzem a qualidade fisiológica e a emergência de sementes de alto vigor armazenadas por 150 dias, em condições controladas de temperatura e umidade. O tratamento de sementes com difenoconazol + tiametoxam + lambda-cialotrina + polímero, industrial ou convencional, não aumenta o estande de plantas e a produtividade da cultura do trigo.

Keywords : Triticum aestivum L.; emergência de plântulas; germinação; tratamento industrial de sementes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )