SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número2Índices de vegetação na predição da produtividade de biomassa e grãos de aveia-branca sob lâminas de irrigaçãoVariedades locais de feijoeiro como fontes potenciais de resistência a antracnose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Tropical

versão impressa ISSN 1517-6398versão On-line ISSN 1983-4063

Resumo

KOSERA NETO, Carlos et al. Comportamento vegetativo e reprodutivo de jabuticabeira híbrida sob indução de florescimento. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2018, vol.48, n.2, pp.118-125. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-40632018v4851911.

O Brasil é um dos países com a maior diversidade vegetal do mundo, com destaque para a família Myrtaceae, à qual pertence a jabuticabeira. Seus frutos são de grande aceitabilidade, mas é pouco explorada comercialmente, pois demora a entrar em produção. Objetivou-se avaliar o comportamento vegetativo e reprodutivo de jabuticabeira híbrida submetida a tratamentos de indução de florescimento. Adotou-se delineamento em blocos casualizados, com os seguintes tratamentos: carbureto de cálcio, etefon, paclobutrazol, manejo diário de irrigação e controle. Foram avaliados os dados de crescimento e desenvolvimento reprodutivo. Para crescimento vegetativo, não houve diferença entre os tratamentos, demonstrando não haver efeito negativo. Já o paclobutrazol mostrou-se o mais promissor, por antecipar o florescimento, ser efetivo na indução e apresentar maior produção.

Palavras-chave : Plinia spp.; Myrtaceae; paclobutrazol.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )