SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número2Comportamento vegetativo e reprodutivo de jabuticabeira híbrida sob indução de florescimentoRedução na deriva de pulverização de 2,4-D em tomate utilizando-se pontas hidráulicas com indução de ar e adjuvante LI-700 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Tropical

versão impressa ISSN 1517-6398versão On-line ISSN 1983-4063

Resumo

FIOREZE, Ana Carolina da Costa Lara; GRIGOLO, Sibila; PIVA, Claudia Aparecida Guginski  e  SARTORI, Lays. Variedades locais de feijoeiro como fontes potenciais de resistência a antracnose. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2018, vol.48, n.2, pp.126-133. ISSN 1983-4063.  https://doi.org/10.1590/1983-40632018v4851251.

Dentre as doenças que afetam as lavouras de feijão está a antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum lindemuthianum (Sacc. & Magnus), com ocorrência em todo o Brasil, acarretando perdas de até 100 % na produção de grãos. Cerca de 20 genes que conferem resistência a raças específicas do patógeno já foram descritos na literatura. Objetivou-se avaliar as variedades de feijoeiro dos estados de Santa Catarina e Paraná, no que diz respeito à resistência a antracnose, em duas safras. Além disso, duas cultivares comerciais foram utilizadas como controles: IPR Tangará, como suscetível; e BRS Campeiro, como moderadamente resistente. A maioria das variedades locais foi considerada resistente ou moderadamente resistente, sendo mais pronunciada a cultivar Amendoim, com grãos grandes e tegumento vermelho, evidenciando resistência em ambas as avaliações. A este respeito, a possibilidade de utilizá-las como fontes de resistência à antracnose pode ser considerada, pois, também, demonstram adaptabilidade às condições ambientais.

Palavras-chave : Phaseolus vulgaris L.; Colletotrichum lindemunthianum (Sacc. & Magnus); interação genótipo x safra.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )