SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número2Produtividade e qualidade de melão sob doses de silício e lâminas de irrigação em ambiente protegidoRotação de culturas e adubação verde e nitrogenada em arroz de terras altas sob plantio direto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Tropical

versão impressa ISSN 1517-6398versão On-line ISSN 1983-4063

Resumo

MEDINA, Ricardo Bordignon; CANTUARIAS-AVILES, Tatiana Eugenia; ANGOLINI, Sergio Figueiredo  e  SILVA, Simone Rodrigues da. Mirtileiros 'Emerald' e 'Jewel' cultivados em ausência de frio hibernal. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2018, vol.48, n.2, pp.147-152. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-40632018v4852093.

O clima é um fator limitante à expansão do cultivo de mirtileiro para novas áreas no Brasil, sendo comercialmente viável apenas nas regiões mais frias e de altitude dos estados do Sul. Objetivou-se avaliar o desempenho das cultivares de mirtilo 'Emerald' e 'Jewel', de baixa exigência em frio. Foram caracterizadas as fases de crescimento vegetativo, brotação, florescimento, frutificação e produção de frutos. A cultivar 'Emerald' apresenta dois picos de florescimento e frutificação, com a colheita principal ocorrendo de agosto a outubro, enquanto a cultivar 'Jewel' apresenta dois picos de emissão de botões florais, mas apenas um pico de florescimento e uma única colheita, que ocorre entre outubro e janeiro. Para ambas as cultivares, a produção ocorre durante o período de entressafra do mercado interno e externo, o que possibilita melhores preços para a fruta. É possível produzir ambas as cultivares em região subtropical sem a incidência de frio hibernal, demonstrando, assim, que essas cultivares apresentam menor exigência em frio do que relatado na literatura, e favorecendo a produção de frutos frescos na entressafra dos principais países produtores do hemisfério Norte.

Palavras-chave : Vaccinium spp.; florescimento; frutificação; exigência de horas de frio.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )