SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Memories of a conflict over the ownership of land present in life history reports"Now my pleasure is risk": senses about sexuality among young members of a health group índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Fractal: Revista de Psicologia

versión On-line ISSN 1984-0292

Resumen

ZAMBENEDETTI, Gustavo  y  BOTH, Nalu Silvana. "A via que facilita é a mesma que dificulta": estigma e atenção em HIV-Aids na estratégia saúde da família - ESF. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2013, vol.25, n.1, pp.41-58. ISSN 1984-0292.  https://doi.org/10.1590/S1984-02922013000100004.

Este estudo buscou analisar a atenção em HIV-Aids na Estratégia Saúde da Família - ESF, levando-se em consideração a dinâmica do estigma associada a Aids, sob a perspectiva dos profissionais de saúde. O estudo foi realizado com duas equipes da ESF que compõem uma unidade de saúde em Porto Alegre-RS. Foram realizadas entrevistas com os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e um grupo focal com os Agentes Comunitários de Saúde. A análise realizada se deteve sobre três eixos: a percepção dos profissionais sobre o estigma relacionado a Aids; a participação dos profissionais na dinâmica do segredo/encobrimento/revelação do diagnóstico; a participação dos profissionais na (re)produção de estigmas. Os resultados apontaram a necessidade da dinâmica do estigma ser considerada no planejamento das ações e serviços em saúde, visando facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento, a construção de vínculo e confiança entre usuários e profissionais.

Palabras clave : Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Estratégia Saúde da Família; estigma; práticas profissionais; atenção em saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons