SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1O desejo do psicanalista como operador ético da psicanáliseExperiências vividas pelo cônjuge cuidador da esposa em tratamento psiquiátrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Fractal: Revista de Psicologia

versão On-line ISSN 1984-0292

Resumo

LAINS, Lucimar Delman  e  ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. Desenvolvimento da atenção mediada e sua relação com práticas pedagógicas. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2020, vol.32, n.1, pp.21-30.  Epub 09-Abr-2020. ISSN 1984-0292.  https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32i1/5634.

Trata-se de apresentação de resultados de pesquisa fundamentada na abordagem histórico-cultural, desenvolvida com uma turma de crianças de cinco a seis anos, em uma escola de educação infantil no município de Campinas/SP, e sua respectiva professora. O objetivo foi investigar as possibilidades de desenvolvimento da atenção mediada em crianças através de práticas pedagógicas. O material empírico foi produzido por meio de encontros preparatórios com a professora para a realização de atividades, observação participante durante as atividades desenvolvidas (sete semanas) e entrevistas com a professora, no início, meio e final do período de permanência em campo. O material empírico foi analisado qualitativamente, utilizando-se elementos da abordagem microgenética. Os resultados da pesquisa demonstram que o aprimoramento da mediação e das práticas pedagógicas na educação infantil poderá oferecer maiores contribuições para o desenvolvimento infantil, bem como novas perspectivas para o estudo da atenção mediada ou superior, segundo nomenclatura de L. S. Vigotski.

Palavras-chave : atenção mediada; práticas pedagógicas; teoria histórico-cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )