SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Digenea de Hoplias intermedius e Hoplias malabaricus (Actinopterygii, Erythrinidae) do alto rio São Francisco, BrasilUtilização de um ELISA baseado em NcSRS2 de Neospora caninum expressa em Pichia pastoris para diagnóstico de neosporose em ovinos e cães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

versão impressa ISSN 0103-846Xversão On-line ISSN 1984-2961

Resumo

TAVARES-DIAS, Marcos et al. Padrão de distribuição de crustáceos ectoparasitos de peixes de água doce do Brasil. Rev. Bras. Parasitol. Vet. [online]. 2015, vol.24, n.2, pp.136-147. ISSN 1984-2961.  https://doi.org/10.1590/S1984-29612015036.

O objetivo deste estudo foi utilizar as informações relacionadas com espécies de crustáceos parasitas, que foram publicados durante um século (1913 a 2013), para procurar padrões de infestação e distribuição desses ectoparasitos em espécies de peixes de água doce do Brasil. Esta pesquisa foi realizada em 445 amostras de 119 peixes hospedeiros de 27 famílias de Characiformes, Perciformes, Clupeiformes, Mugiliformes, Osteoglossiiformes, Symbranchiformes, Tetraodontiformes e Siluriformes das diversas regiões do Brasil. Foram organizados em matrizes de agrupamento diferentes sistemas parasito-hospedeiros em diferentes níveis taxonômicos, níveis de infestação e parâmetros dos hospedeiros. Cinco famílias (Ergasilidae, Argulidae, Lernaeidae, Lernaeopodidae e Cymothoidae) de parasitos, distribuídos em 76 espécies de 27 gêneros, foram analisados em amostras dos hospedeiros, que apresentaram dominância de espécies Ergasilidae principalmente do gênero Ergasilus. Alguns crustáceos são hospedeiros e sítios-específicos no hospedeiro, especialmente peixes de determinados hábitat e estilo de vida (por exemplo, Perulernaea gamitanae, Anphira branchialis e Riggia paranensis), enquanto outros parasitos não têm qualquer preferência (por exemplo, Lernaea cyprinacea e Braga patagonica). Foram encontrados padrões muito semelhantes na distribuição de algumas espécies de crustáceos entre as diferentes localidades, enquanto outras espécies mostraram um padrão geográfico bem definido, o que foi discutido aqui.

Palavras-chave : s: Amazônia; Branchiura; Copepoda; hospedeiro; Isopoda; parasitas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )