SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue22From the doctor's practice to the bed. Discourse, visual culture, erotica and sexology in ArgentinaRepresentations Of The Female Body In Menopause: Ethnographic Study In A Brazilian University Hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1984-6487

Abstract

MILANEZ, Núbia et al. Gravidez Indesejada e Tentativa de Aborto: práticas e contextos. Sex., Salud Soc. (Rio J.) [online]. 2016, n.22, pp.129-146. ISSN 1984-6487.  http://dx.doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2016.22.06.a.

O objetivo deste artigo é explorar aspectos da gravidez indesejada e da tentativa de aborto revelados numa avaliação da assistência pré-natal. Realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, com 1035 puérperas da Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil, internadas para o parto em maternidades de referência do Sistema Único de Saúde. No inquérito populacional, coletaram-se dados sociodemográficos, bem como sobre sentimentos e expectativas diante da gravidez. Na etapa qualitativa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram a tentativa de aborto inseguro em consequência da gravidez indesejada. Foram reveladas vulnerabilidades entre as pesquisadas, que demonstraram conhecimento popular sobre riscos do aborto para o bebê. Compreende-se que as mulheres se arriscam por meio do aborto induzido, revelando conflitos morais que persistem na sociedade brasileira, especialmente acerca do direito à vida e do direito à autonomia da mulher.

Keywords : saúde materno-infantil; saúde reprodutiva; gravidez não desejada; aborto; saúde pública; Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )