SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue30“I gotta tell you something”: Managing seropositivity in the context of the affective-sexual relationships of young people living with HIVThe invention of life in pregnancy: living with HIV/aids and the production of care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1984-6487

Abstract

ZANELATTO, Raquel; CABRAL, Cristiane da Silva; BARBOSA, Regina Maria  and  PERES, Stela Verzinhasse. Biografias e contextos: especificidades da iniciação sexual de jovens vivendo com HIV infectadas por transmissão vertical. Sex., Salud Soc. (Rio J.) [online]. 2018, n.30, pp.224-241. ISSN 1984-6487.  https://doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2018.30.11.a.

O artigo discute as especificidades do processo de iniciação sexual (IS) das jovens vivendo com HIV infectadas por transmissão vertical (TV) a partir de um estudo transversal, com amostragem probabilística, conduzido no município de São Paulo entre 2013 e 2014. Foram comparadas as médias da idade da primeira relação sexual das jovens de 18 a 24 anos, segmentadas entre infectadas por TV, infectadas por outras vias e aquelas que não vivem com HIV/Aids. Observou-se associação entre o adiamento da primeira relação sexual e a infecção por TV, ter filiação religiosa, ter ao menos ensino médio completo, não ter feito uso de drogas na vida e ter tido a primeira relação com parceiro mais novo ou até dois anos mais velho. A infecção pelo HIV confere complexidade aos processos de socialização para a sexualidade e, consequentemente, de transição para a vida adulta. Os resultados indicam que diferentes vias de infecção pelo HIV aparecem associadas a modos peculiares de viver a sexualidade.

Keywords : iniciação sexual; transmissão vertical; jovens; mulheres; HIV.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )