SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Efeitos do sistema de imersão e do ácido giberélico no crescimento de microbrotos e na aclimatização de abacaxizeiroInteração genótipo x ambiente de famílias de meloeiro por meio de caracteres de qualidade dos frutos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Crop Breeding and Applied Biotechnology

versão impressa ISSN 1518-7853versão On-line ISSN 1984-7033

Resumo

BRASILEIRO, Bruno Portela et al. Seleção dentro de famílias de cana-de-açúcar via redes neurais artificiais. Crop Breed. Appl. Biotechnol. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.72-78. ISSN 1984-7033.  https://doi.org/10.1590/1984-70332015v15n2a14.

O objetivo desse trabalho foi avaliar o uso de Redes Neurais Artificiais (RNA) na seleção dentro de famílias de cana-de-açúcar. O melhor modelo de RNA não apresentou erro, sendo capaz de classificar corretamente todos os genótipos, ou seja, a rede tomou a mesma decisão de seleção realizada pelo melhorista durante a aplicação do BLUP individual simulado (BLUPIS), demonstrando a capacidade de aprendizado da RNA a partir das entradas e saídas informadas nas fases de treinamento e validação. Tendo em vista que a seleção via RNA facilita a identificação dos melhores indivíduos e visando desenvolver uma nova estratégia de seleção dentro das melhores famílias, de forma a garantir que os melhores genótipos da população sejam avaliados nas próximas fases do programa de melhoramento, recomendamos, ranquear as famílias via BLUP, selecionar as melhores e realizar a seleção individual via RNA, a partir das informações coletadas em nível individual nas melhores famílias.

Palavras-chave : Saccharum spp.; inteligência artificial e melhoramento genético.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )