SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue4Life is but a dream: ghost ships and uncommon communities in Opisanie świata author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Letras de Hoje

Print version ISSN 0101-3335On-line version ISSN 1984-7726

Abstract

DALCASTAGNE, Regina. Pela superfície do mundo: objetos e memória na literatura brasileira contemporânea. Let. Hoje [online]. 2018, vol.53, n.4, pp.463-468. ISSN 1984-7726.  https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.4.33008.

Contam os especialistas em falsificação de quadros que não é o rosto ou a mão do retratado que delata o falsário – ali ele terá tomado todas as precauções. Seu erro aparecerá em um detalhe pouco importante, talvez na indumentária ou na curva de uma orelha, onde ele se sentirá mais à vontade e, sem se dar conta, deixará uma assinatura: sua própria pincelada. Abandonando, então, o foco no enredo, ou nos protagonistas das narrativas, procuro pensar a literatura brasileira contemporânea a partir de elementos considerados secundários, quando não irrelevantes: os objetos que compõem a cena. Seus significados, muitas vezes evocadores da memória das personagens, ou dos seus, marcam a situação de homens e mulheres no mundo contemporâneo e revelam algo sobre a perspectiva autoral. Este texto, inspirado em diferentes narrativas e mesmo nas artes visuais, é um breve percurso pelas inquietações que fundamentam esta reflexão.

Keywords : memória; objetos; narrativa brasileira contemporânea.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )