SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue4Literature as a destination for absencesThe backwood's mythology through movies and literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Letras de Hoje

Print version ISSN 0101-3335On-line version ISSN 1984-7726

Abstract

ARELLANO, Jesús. Para uma poética dos deslocamentos. Espaço e política em: A república dos sonhos de Nélida Piñon. Let. Hoje [online]. 2018, vol.53, n.4, pp.508-516. ISSN 1984-7726.  https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.4.30649.

Oferecemos uma caracterização de A república dos sonhos de Nélida Piñon evidenciando como a trama e os mecanismos de enunciação estão condicionados pelo espaço, pelo quotidiano e pelo político. A partir da análise dessa novela podemos ver como esses elementos permitem desenvolver uma leitura transversal que evidencia o modo pelos qual os discursos literários configuram-se como espaços de representações nômadas. Dita leitura exige uma descrição da configuração do espaço e do quotidiano que os conduzirá a avaliar a relação entre a literatura e o político; uma relação polêmica e litigiosa que envolve deslocamentos simbólicos, identitários de enunciação e de escritura. Assim, uma “poética dos deslocamentos” evidenciará como um texto literário se ressignifica a partir do diálogo e de um caráter transgressor, característico de formas artísticas híbridas que superam os limites de representação ao colocar em cena o espaço, a política, a história e a intrahistória.

Keywords : espaço; política; deslocamentos; narratividade; novela; narrativa brasileira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )