SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue4For a poetics of displacements. Space and politics in: A república dos sonhos by Nélida Piñon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Letras de Hoje

Print version ISSN 0101-3335On-line version ISSN 1984-7726

Abstract

VARJAO, Thiago de Brito. As mitologias do sertão através do cinema e literatura. Let. Hoje [online]. 2018, vol.53, n.4, pp.517-525. ISSN 1984-7726.  https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.4.29889.

O cinema e a literatura de cordel apresentam o Nordeste como uma feira de mitos com características sui generis no que concerne à cultura popular. O imaginário que cerca a região constitui o Nordeste como sendo a terra das lendas, dos cangaceiros, dos jagunços, dos vaqueiros e líderes religiosos. A partir desse ponto de vista, o Nordeste pode ser encarado como uma construção imagético-discursiva onde se propagam os mais diversos mitos, tipicamente, heroicos gerados em um grupo socioeconômico marginalizado, de proletários arraigados à terra. Nesse cenário, dois personagens fundamentais aparecem constantemente nas histórias populares: o cangaceiro e as figuras santas, beatos e líderes religiosos carismáticos. Dentro do corpus, se procura investigar como se dá o processo de criação desses personagens mitificados bem como a função destes a partir do universo imagético-discursivo do cinema e literatura.

Keywords : literatura; cinema; cangaço; mito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )