SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número4Obesity, inflammation, and insulin resistanceEffects of fat replacement on properties of whole wheat bread índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

versão impressa ISSN 1984-8250versão On-line ISSN 2175-9790

Resumo

SOUSA, Graziele Fonseca de; WLODARCZYK, Samarina Rodrigues  e  MONTEIRO, Gisele. Carboplatin: molecular mechanisms of action associated with chemoresistance. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2014, vol.50, n.4, pp.693-701. ISSN 2175-9790.  https://doi.org/10.1590/S1984-82502014000400004.

A carboplatina é um derivado da cisplatina, possuindo mecanismo de ação similar, diferindo em estrutura e toxicidade. Este fármaco foi aprovado pelo FDA em meados de 1980 e, desde então, tem sido amplamente usado no tratamento de diversos tipos de tumores. Este agente é caracterizado por sua habilidade em gerar lesões no DNA através da formação de adutos com a platina, inibindo a replicação e a transcrição, levando à morte celular. Entretanto, seu uso pode levar a graves inconvenientes, advindos do desenvolvimento de resistência que alguns pacientes adquirem durante o tratamento, limitando o alcance de seu potencial. Até então, os mecanismos bioquímicos relacionados ao problema da resistência não são precisamente conhecidos. Dessa forma, o conhecimento das vias associadas à resistência causada pela exposição à carboplatina pode prover valiosas informações para o planejamento racional de fármacos com base em platina mais eficiente e para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas. Nesta revisão narrativa, serão discutidos alguns mecanismos de resistência a fármacos com base em platina, especialmente ao antitumoral carboplatina.

Palavras-chave : Carboplatina/mecanismos de resistência; Cisplatina/mecanismos de resistência; Fármacos/resistência; Alvos moleculares; Antitumorais/baseados em platina.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )