SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Isolation and preliminary evaluation of Mulva Neglecta mucilage: a novel tablet binder índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences

versão On-line ISSN 2175-9790

Resumo

SILVA, Silas Arandas Monteiro e et al. Development of nanotechnology-based drug delivery systems with olive vegetable oil for cutaneous application. Braz. J. Pharm. Sci. [online]. 2016, vol.52, n.1, pp.211-220. ISSN 2175-9790.  https://doi.org/10.1590/S1984-82502016000100023.

Os cristais líquidos representam um sistema de liberação de substâncias ativas capazes de vencer a barreira cutânea, representada especialmente pelo estrato córneo. Água, óleo e tensoativos são misturados para se obter esses sistemas. Diferentes estruturas podem ser formadas nesses sistemas, as quais oferecem muitas vantagens para os produtos de uso tópico. Esse trabalho visou ao desenvolvimento de sistemas líquido-cristalinos preparados com óleo de oliva, sua caracterização reológica e a identificação das fases cristalinas no diagrama ternário. Efeitos citotóxicos foram avaliados usando células de rato como modelo celular. Construiu-se um diagrama de fases que mistura três componentes em diferentes proporções. Duas áreas de cristal líquido, denominadas SLC1 (S1) e SLC2 (S2), foram encontradas com óleo de oliva em diferentes regiões no diagrama ternário preparado com dois diferentes tensoativos não-iônicos. Esses sistemas mostraram fase cristalina lamelar, que permaneceu estável durante o tempo estudado. Os sistemas foram também caracterizados reologicamente e apresentaram comportamento pseudoplástico com tixotropia. Os ensaios de textura e bioadesão mostraram que as formulações foram similares (p < 0.05), indicando que o aumento da quantidade de água em S2 não interferiu nas propriedades bioadesivas dos sistemas. Os ensaios de citotoxicidade mostraram que as formulações não foram citotóxicas. Sistemas à base de óleo de oliva são interessantes para a liberação de fármacos na pele.

Palavras-chave : Sistemas líquido-cristalinos/desenvolvimento; Sistemas líquido-cristalinos/reologia; Fármacos/liberação na pele; Óleo de oliva/uso/Sistemas líquido-cristalinos; Reologia; Citotoxicidade; Bioadesão..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )