SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número54Corpo, pessoa e organizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Organizações & Sociedade

versão On-line ISSN 1984-9230

Resumo

PACO-CUNHA, Elcemir  e  BICALHO, Renata de Almeida. Aproximação possível e afastamento necessário entre a teoria crítica Frankfurteana e a psicanálise de Enriquez. Organ. Soc. [online]. 2010, vol.17, n.54, pp.401-415. ISSN 1984-9230.  https://doi.org/10.1590/S1984-92302010000300001.

O objetivo do presente artigo é produzir uma reflexão sobre a relação entre teoria crítica frankfurteana (Adorno, Horkheimer e Marcuse) e a psicanálise de Enriquez. O artigo evidencia a aproximação entre aquela teoria e Enriquez a partir do vínculo ao freudismo como questionamento da razão iluminista. Evidencia, por outro lado, o afastamento em função das diferenças no que se refere ao estatuto do freudismo e ao posicionamento frente à condição sócio-histórica da relação entre sujeito e objeto. O arti­go conclui sobre a problemática aproximação entre a teoria crítica frankfurteana e a "psi­canalítica" de Enriquez.

Palavras-chave : Teoria crítica; Freudismo; Enriquez.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons