SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue62Motivation for continued voluntary work: an ethnographic survey in a spiritual organizationBusiness games as curriculum component: analysis of their use in teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Organizações & Sociedade

On-line version ISSN 1984-9230

Abstract

PINTO, Marcelo de Rezende  and  SANTOS, Leonardo Lemos da Silveira. A Grounded Theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo. Organ. Soc. [online]. 2012, vol.19, n.62, pp.417-436. ISSN 1984-9230.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302012000300003.

Uma vez que já é possível encontrar no Brasil alguns artigos que contemplam questões atinentes ao histórico, tipologias e principais características da grounded theory, este trabalho tem por finalidade contribuir para uma maior discussão dessa abordagem metodológica enquanto estilo de fazer pesquisa. De maneira específica, o trabalho tenta descrever uma experiência de campo e, principalmente, contar a saga de um pesquisador envolvido com o desafio de colocar a grounded theory em prática. Para isso, buscou-se dividir o trabalho em três partes distintas. Na primeira parte, apresentamos a grounded theory de uma maneira ampla, introduzindo alguns dos seus princípios fundamentais. Na segunda parte, descreve-se o trabalho de campo que foi realizado - nos moldes da grounded theory - com o objetivo de investigar a forma como os consumidores brasileiros oriundos das classes mais populares vivenciam suas experiências de consumo de produtos eletrônicos. Na terceira e última parte, são apresentadas algumas reflexões sobre as exigências práticas para a "operacionalização" de pesquisas comprometidas com o "espírito" da grounded theory, bem como as dúvidas, os dilemas, as dificuldades e as angústias vivenciadas ao longo de todo o processo de pesquisa contadas por quem passou por elas.

Keywords : Pesquisa qualitativa; Grounded theory; Trabalho de campo; Etnografia; Classes populares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License