SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue70Como a USP transfere tecnologia? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Organizações & Sociedade

On-line version ISSN 1984-9230

Abstract

GODOI, Christiane Kleinübing; COELHO, Ana Lúcia de Araújo Lima  and  SERRANO, Araceli. Elementos epistemológicos e metodológicos da Análise Sociológica do Discurso: abrindo possibilidades para os estudos organizacionais. Organ. Soc. [online]. 2014, vol.21, n.70, pp.509-535. ISSN 1984-9230.  https://doi.org/10.1590/S1984-92302014000300009.

Análise Sociológica do Discurso (ASD), vinculada à Tradição Espanhola de Pesquisa Social Qualitativa, e uma de suas escolhas mais habituais, sequer é mencionada nos manuais de métodos qualitativos e de análise do discurso. Nos estudos organizacionais, o intercâmbio com as discussões do campo da sociologia pode permitir a desmistificação da análise do discurso ao encontrar uma metodologia preocupada não com o estilo textual internalista, ou estrutura subjacente, mas com a atuação deste complexo fenômeno cognitivo e social chamado discurso. Esse ensaio tem como objetivo sistematizar os elementos epistemológicos e metodológicos da Análise Sociológica do Discurso. Está estruturado nas seções: a) análise das origens da ASD; b) sistematização de elementos teórico-epistemológicos elegidos como relevantes tanto à compreensão do método quanto a sua diferenciação; c) desenvolvimento dos elementos metodológicos da ASD; e, por fim, d) alerta crítico aos riscos de pseudoanálise em ASD. Pretende-se, assim, iniciar a delimitação do espaço da ASD no âmbito dos estudos organizacionais brasileiros.

Keywords : Análise do discurso; Pesquisa qualitativa; Metodologia de pesquisa; Estudos organizacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License