SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue78Management of professional football (soccer) clubs: proposal of a specific governance model for the sectorHealthy organizations and quality of work in Europe. Challenges for organizations and occupations in the public health sector author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Organizações & Sociedade

On-line version ISSN 1984-9230

Abstract

MALACARNE, Robson; BALASSIANO, Moisés  and  NOSSA, Valcemiro. Implicações do BSC nas práticas cotidianas que envolvem a gestão de pessoas: estudo de caso em uma instituição de educação profissional. Organ. Soc. [online]. 2016, vol.23, n.78, pp.406-420. ISSN 1984-9230.  https://doi.org/10.1590/1984-92307834.

Uma lacuna ainda presente na literatura diz respeito à forma como as pessoas reagem às pressões para o alcance das metas estabelecidas pelo Balanced Scorecard (BSC) nas organizações. O presente artigo avalia e discute a repercussão da ênfase das questões objetivas na relação da empresa com seus colaboradores, a partir da análise do processo no qual o BSC gera implicações nas práticas cotidianas que envolvem a gestão de pessoas. A discussão teórica se faz com base nas representações sociais das práticas de gestão de pessoas, enquanto a avaliação das implicações segue a abordagem preconizada por Pagès et al. (1987) sobre o exercício do poder nas organizações. A legitimação teórica é feita por meio do estudo de caso de uma instituição de educação profissional com recente experiência na implantação do BSC, tendo os dados sido tratados com base em proposições teóricas, resultado da revisão bibliográfica e de interpretações da pesquisa.

Keywords : Representação social; Gestão de pessoas; Instituição de educação; Práticas cotidianas; Balanced Scorecard.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )