SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2(Buscando) Os efeitos sociais da morfologia arquitetônicaAnálise econômica de sistemas de gestão de resíduos sólidos urbanos: o caso da coleta de lixo seletiva em Palmas, TO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

versão On-line ISSN 2175-3369

Resumo

RUIZ, Angie Carolina Torres. Infraestruturas urbanas sociotécnicas: vender ou não vender a ETB - Empresa de Telecomunicaciones de Bogotá. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2012, vol.4, n.2, pp.263-297. ISSN 2175-3369.  https://doi.org/10.7213/urbe.7401.

A partir do campo dos estudos urbanos sociotécnicos, aqui é analisada a controvérsia "vender ou não vender a Empresa de Telecomunicações de Bogotá" (ETB), uma empresa de telecomunicações pública da capital colombiana. A primeira seção analisa o potencial de desenvolvimento, emergência e potencial crítico desse campo. A segunda seção apresenta o estudo de caso subdividido em quatro partes. A primeira abordagem expõe a ETB como uma entidade e comenta seu perfil sociotécnico; a segunda explora a polêmica envolvendo a interação entre a relação "ETB-cidade" e sua contextualização baseada na análise de controvérsia; a terceira abordagem descreve o desenho metodológico empregado que incluiu: i) desenvolvimento de um corpus de manchetes de jornais sobre a polêmica "vender ou não vender a ETB", que teve lugar em 2011, ii) adaptação das categorias analíticas seguindo o protocolo de pesquisa SCOT2; e iii) aplicação do corpus baseado em análise de conteúdo com suporte no programa de computação ATLAS/ti (versão 7). A quarta abordagem apresenta a análise que permitiu identificar os atores e argumentos predominantes sobre o debate e a estrutura tecnológica ou conjunto de conceitos utilizados para discutir e resolver o dilema "vender ou não vender": de um lado, o conjunto "mercado de telecomunicações", e, por outro lado, o conjunto "patrimônio público da cidade". A terceira seção sobre considerações finais criticou a ênfase dada à polarização que sustenta o dilema "vender ou não vender", a qual bloqueia a compreensão da interação sociotécnica dentro da interação "ETB-cidade" e o desenvolvimento do seu potencial.

Palavras-chave : Estudos sociotécnicos urbanos; Infraestrutura urbana sociotécnica; Empresa de Telecomunicações de Bogotá.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons