SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Justiça social e a cidade "verde" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

versão On-line ISSN 2175-3369

Resumo

SANTOS JUNIOR, Orlando Alves dos. Espaço urbano comum, heterotopia e o direito à cidade: reflexões a partir do pensamento de Henri Lefebvre e David Harvey. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2014, vol.6, n.2, pp.146-157. ISSN 2175-3369.  https://doi.org/10.7213/urbe.06.002.SE02.

Os espaços urbanos comuns da cidade são apropriados pelo capital visando garantir as condições necessárias para a produção-reprodução das relações capitalistas. Nesse contexto, o desafio seria imaginar e construir um tipo totalmente diferente de cidade capaz de romper com a dinâmica do capital, fundado em novas formas de apropriação da cidade, o que implica em articular teoria e práxis. Mas para isso ocorrer torna-se necessário criar um novo conhecimento sobre o urbano e um forte movimento social anticapitalista focado na transformação do cotidiano da vida urbana como seu objetivo, o que envolve novas formas de apropriação dos espaços urbanos comuns. É nesse contexto e desde uma perspectiva dialética que o presente ensaio busca articular as formulações de Henri Lefebvre e de David Harvey, buscando contribuir para a compreensão dos processos de produção do espaço no capitalismo contemporâneo, a discussão sobre o futuro das cidades e as perspectivas de transição. Para tanto, o ensaio aborda quatro ideias centrais: (i) uma concepção dialética de espaço para problematizar a produção e a apropriação dos espaços urbanos comuns da cidade; (ii) o reconhecimento dos espaços urbanos comuns das cidades como espaços atravessados por contradições, disputas e conflitos materiais e simbólicos entre diferentes agentes; (iii) o direito à cidade como uma necessidade e como um projeto utópico; e (iv) o desafio da articulação das práticas heterotópicas na perspectiva da rebeldia criativa pelo direito à cidade e da transição para novos futuros urbanos.

Palavras-chave : Direito à cidade; Espaços urbanos comuns; Reforma urbana; Conflitos urbanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons