SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Análise dos Determinantes dos custos de resíduos sólidos urbanos nas capitais estaduais brasileirasBeira, uma paisagem modernista na África Tropical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

versão On-line ISSN 2175-3369

Resumo

BARBOSA, Adriana Silva. Mobilidade urbana para pessoas com deficiência no Brasil: um estudo em blogs. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2016, vol.8, n.1, pp.142-154.  Epub 15-Dez-2015. ISSN 2175-3369.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.008.001.AO03.

A mobilidade urbana considera as condições de deslocamento das pessoas e bens pela cidade. O objetivo deste estudo é analisar como os blogs com a temática deficiência retratam a mobilidade urbana para pessoas com deficiência no Brasil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, na qual foram analisadas postagens de 15 blogs de pessoas com deficiência com o emprego da Grounded Theory. Reconhecer a mobilidade urbana como condição estratégica para a inclusão de pessoas com deficiência foi identificada como categoria central deste estudo, à qual se subordinam dezesseis subcategorias, organizadas em cinco eixos: necessidade de mudanças, sentimentos, efetivação da mudança, investimentos financeiros e consequências. Estes resultados mostram que a mobilidade urbana é considerada pelas pessoas com deficiência como estratégica para sua inclusão social e que os blogs evidenciam suas necessidades, reivindicações, reflexões, discussões e apontam soluções para os problemas que enfrentam em seu cotidiano.

Palavras-chave : Mobilidade urbana; Acessibilidade; Pessoa com deficiência; Deficiência. Inclusão social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )