SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número3Os paradoxos entre os urbanos no município de Barcarena, ParáBase de dados de desastres naturais no município de Poços de Caldas/MG: ferramenta para o planejamento e a gestão territorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

versão On-line ISSN 2175-3369

Resumo

KNEIB, Erika Cristine. Centralidades urbanas e sistemas de transporte público em Goiânia, Goiás. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2016, vol.8, n.3, pp.306-317.  Epub 20-Jun-2016. ISSN 2175-3369.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.008.003.AO02.

A organização da estrutura espacial urbana, baseada em seu conjunto de centro e de subcentros, tem se mostrado essencial para embasar os processos de planejamento do território e do sistema de transportes, além de ter como etapa fundamental a identificação das centralidades. A partir de um problema científico, que engloba a necessidade de identificação da estrutura espacial das cidades, o presente trabalho apresenta como objetivo geral a identificação das centralidades no município de Goiânia, no Estado de Goiás, assim como destaca as características e as relações entre as centralidades identificadas e os sistemas de transporte coletivo existentes nessa capital. Como procedimento, aplica-se uma metodologia de identificação de subcentros que utiliza método Delphi, com base em especialistas, e análise espacial. A identificação das centralidades permite uma análise conjunta da estrutura espacial urbana com os sistemas de transporte em operação e projetados para essa capital, revelando importante diretrizes para os processos de planejamento urbano, de transportes e de mobilidade urbana.

Palavras-chave : Centralidades urbanas; Planejamento urbano; Sistema de transporte público; Goiânia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )