SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11Management of metropolitan basins. An approach from the landscape project. Case: del Gato stream, Metropolitan Region of Buenos AiresA configurational study of sociospatial segregation in Florianopolis’ Conurbation Area (ACF), Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

On-line version ISSN 2175-3369

Abstract

CAMPOS, Marcos Vinicius Lopes. Os “altos círculos” no mercado de transportes em São Paulo. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2019, vol.11, e20170213.  Epub Mar 07, 2019. ISSN 2175-3369.  https://doi.org/10.1590/2175-3369.011.e20170213.

Em gestação há quatro anos, a cidade de São Paulo aguarda as novas licitações dos serviços de ônibus. Nesse período, movimentações têm problematizado os graus de concentração desse mercado, tanto fora quando dentro da Prefeitura. Até o momento, todavia, sabe-se muito pouco sobre a composição e as transformações do conjunto das empresas privadas de transportes. A partir de dados primários sobre a propriedade e as características das empresas, este artigo procura contribuir para essa tarefa, tratando da composição do mercado privado de transporte público no município nas últimas quatro décadas. Inicialmente, são apresentadas, a partir de contribuições recentes advindas da literatura específica, as principais características da economia política urbana dos serviços de ônibus em São Paulo. Em seguida, é feita a análise da composição do mercado a partir da distribuição das frotas e dos vínculos de propriedade nas últimas quatro décadas. Os dados exibidos sugerem um mercado mais complexo e competitivo diante da narrativa consolidada no debate público e na academia, na qual se afirmou que as mesmas poucas famílias têm governado o mercado há décadas. Isso é especialmente crítico quando a atenção é voltada para a transformação política dos atores mais novos no mercado nas décadas de 1990 e 2010.

Keywords : Empresas privadas de transportes; Políticas públicas; Redes sociais; Economia política urbana dos serviços de ônibus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )