SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11Avaliação da eficiência em aeroportos privatizadosPlanejamento urbano participativo e gestão democrática em Palmas (TO) à luz da democracia deliberativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

versão On-line ISSN 2175-3369

Resumo

MEDINA, Víctor Damián  e  GUEVARA, Tomás Alejandro. Compactação e difusão em um destino turístico de montanha? San Carlos de Bariloche nos anos 2000. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2019, vol.11, e20180212.  Epub 09-Dez-2019. ISSN 2175-3369.  https://doi.org/10.1590/2175-3369.011.001.e20180212.

No âmbito das discussões sobre as formas espaciais assumidas pelas cidades no neoliberalismo, Abramo afirma que as cidades latino-americanas têm um modelo de crescimento urbano distinto que é compacto e difuso ao mesmo tempo, ou com-fuso. Utilizando este modelo como um começo, este artigo refere-se ao caso de San Carlos de Bariloche, cidade turística de montanha localizada na northpatagonia argentina, que historicamente cresceu de maneira ampla e difusa. Postula-se que a partir dos anos 2000, junto com a reativação e o boom do turismo, os processos de intensificação do uso do solo começaram a se consolidar, o que também tendeu a adensá-lo. Para verificar essa afirmação avaliamos o que aconteceu no bairro de Belgrano, uma área residencial adjacente ao centro da cidade. A abordagem metodológica inclui o uso de dados quantitativos e qualitativos: fontes censitários, licenças de construção e ofertas imobiliárias, mas também entrevistas, fotografias aéreas e documentos públicos. Conclui-se que os processos de densificação não só nuance o modelo de crescimento difuso da cidade, mas também sugerem questões sobre outros problemas urbanos que, em conjunto, poderiam ajudar a definir o modo pelo qual as cidades turísticas crescem e algumas das suas manifestações socioespaciais.

Palavras-chave : Crescimento urbano; Cidades turísticas; Usos do solo; San Carlos de Bariloche.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )