SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11Planejamento urbano participativo e gestão democrática em Palmas (TO) à luz da democracia deliberativaCidades inteligentes: insights e contribuições das pesquisas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana

versão On-line ISSN 2175-3369

Resumo

LATRONICO, Ana Lúcia Abrão; MATTEDI, Marcos; SPIESS, Maiko Rafael  e  REIS, Clóvis. O território como tecnologia de mediação urbana: a customização territorial dos aplicativos móveis. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online]. 2019, vol.11, e20190075.  Epub 09-Dez-2019. ISSN 2175-3369.  https://doi.org/10.1590/2175-3369.011.e20190075.

As tecnologias de informação e comunicação vêm alterando o contexto em que vivemos nas mais variadas escalas. Por isso, se tornaram também uma importante ferramenta de gestão dos problemas das cidades contemporâneas. O presente artigo tem como objetivo investigar as relações entre território e tecnologia, observando que a tecnologia é produtora de territórios, mas nem todo território produz a mesma tecnologia. Esta relação será explicada por meio da análise da customização territorial dos aplicativos móveis AlertaBlu (Blumenau/SC) e Onde Tem Tiroteio (Rio de Janeiro/RJ). A metodologia utilizada consiste em revisão bibliográfica e análise comparativa. Os resultados mostram que estes aplicativos são criadores de territórios, uma vez que demarcam os locais seguros e inseguros das cidades onde atuam. Conclui-se que estes territórios funcionam como uma ferramenta de mediação urbana.

Palavras-chave : Território; Tecnologia; Cidades inteligentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )