SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1O Ensino de Evolução Biológica e sua Abordagem em Livros DidáticosViolência Juvenil e Laço Social Contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da; PASQUAL, Marina Leme  e  FERREIRA, Mayara Carrijo. Brincadeiras no Ensino Fundamental: pistas para a formação de professoras. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.1, pp.213-231. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623614721.

Apresenta-se parte dos resultados de pesquisa feita em 2008, em duas escolas públicas municipais de uma cidade do interior do estado de São Paulo, com objetivo de identificar se e como as brincadeiras têm sido incluídas nos currículos dos primeiros anos do novo Ensino Fundamental (EF). Aqui, recortam-se as observações de duas reuniões de Pais e Mestres, analisando-se as concepções das professoras quanto à atividade lúdica e sua inclusão no cotidiano escolar. Com o trabalho analítico qualitativo, evidencia-se a não homogeneidade da construção do EF (mesmo entre escolas de igual filiação administrativa e de mesma região) e problematizam-se os modos de abordagem da atividade lúdica pelas professoras, localizando aspectos importantes para fundamentar a sua formação.

Palavras-chave : Ensino Fundamental de 9 Anos; Atividade Lúdica; Professor; Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )