SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número2Pesquisar com os cotidianos: os múltiplos contextos vividos pelos/as alunos/asTecendo a colcha de retalhos: a bricolagem como alternativa para a pesquisa educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Realidade

versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

LUCA, Andréa Quirino de; ANDRADE, Daniel Fonseca de  e  SORRENTINO, Marcos. O diálogo como objeto de pesquisa na educação ambiental. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.589-606. ISSN 2175-6236.  http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362012000200014.

Este artigo aborda o diálogo como objeto de pesquisa na Educação Ambiental, a fim de colaborar com a fundamentação de práticas e pesquisas na área. Observa a necessidade da criação de indicadores de diálogo e de maior aprofundamento empírico com aqueles já sugeridos. Também, o artigo promove uma articulação do conceito de diálogo com o de comunidades interpretativas e de aprendizagem, espaços para se praticar e vivenciar a Educação Ambiental (EA), práticas essas trazidas por algumas Políticas Públicas de EA brasileiras. Finalmente, argumenta que as metodologias participativas, sobretudo as de cunho intervencional, são adequadas para colaborar com um aprofundamento teórico-prático da teoria do diálogo.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Diálogo; Conflito; Comunidades Interpretativas e de Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons