SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Ações de formação em EJA nas prisões: o que pensam os professores do sistema prisional do Ceará?Conceitos numéricos na educação infantil: uma pesquisa etnográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Realidade

versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

FERREIRA, Mauricio dos Santos  e  TRAVERSINI, Clarice Salete. A análise Foucaultiana do discurso como ferramenta metodológica de pesquisa. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.207-226. ISSN 2175-6236.  http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000100012.

Este artigo tem por objetivo operar com a noção de discurso, a partir de Michel Foucault, como ferramenta metodológica de pesquisa. Selecionamos os Cadernos Empregos & Oportunidades do jornal Zero Hora, publicados em 2008 para analisar como o perfil profissional desejado pelo mercado de trabalho contemporâneo constitui-se a fim de sustentar discursos neoliberais como verdades. O estudo operacionalizou-se, inicialmente, fazendo trabalhar a noção de discurso em uma espécie de laboratório para compreender sua potencialidade. Posteriormente, analisamos excertos do jornal operando com um dos procedimentos internos do discurso - o autor -, visto como função que dá nós de coerência aos textos e não como propriedade intelectual.

Palavras-chave : Michel Foucault; Discurso; Perfil Profissional; Trabalhador Flexível.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons